quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Dia de São Nicolau


São Nicolau de Mira (também conhecido como são Nicolau de Bari) é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas nocturnos na Arménia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados os seus restos.

É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido, na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de Dezembro de 342.
Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar a sua fé em Jesus Cristo.

Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas. Isso impede-o de permanecer como um líder da Igreja. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece actuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.
A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protector dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças.

De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, Pai Natal, um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a preocupar- se com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.


Nicolau de Mira

A Igreja Ortodoxa honra-o com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano. Os ritos copta e bizantino dedicam-lhe grande relevo e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. Neste dia, os ortodoxos abrem os presentes de Natal.

O calendário romano celebra o seu dia como sendo a 6 de dezembro.
A sua devoção difundiu-se na Europa quando as suas relíquias, roubadas de Mira por 62 soldados de Bari, e trazidas a salvo subtraindo-as aos invasores turcos, foram colocadas com grandes honras na catedral de Bari a 9 de maio de 1807. As relíquias eram precedidas pela fama do suposto taumaturgo e pelas coloridas lendas que cercavam sua figura.
São as lendas que o cercam que proporcionaram e aumentam a sua fama.


É contado que teria conseguido converter hereges que querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão. A mais famosa destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, a noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido "dote".


A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças na sua região (Mira), hoje a localidade de Demre, na Turquia. Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, em Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições
m
uito serenas e mãos firmes".
in Wikipedia

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: