quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Papa Francisco lança plataforma digital que liga escolas de todo o mundo

Papa falou com alunos dos cinco continentes


O Papa Francisco associou-se hoje ao lançamento da plataforma digital que liga a “rede mundial de escolas pelo encontro”, ‘Scholas occurrentes’, e falou em videoconferência com alunos dos cinco continentes.
“O futuro é dos jovens, mas atenção: jovens com asas, para criar, e que tenham raízes para receber dos mais velhos a sabedoria”, disse, em conversa com jovens da Austrália, Israel, Turquia, África do Sul e El Salvador.
Francisco desafiou as novas gerações a “protestar contra as guerras” e sonhar com um “mundo melhor”, procurando construir “pontes em vez de muros”.
“Vocês têm muitas coisas no coração, podem fazer muito” e isso pode servir de inspiração para outros, disse, numa conversa marcada por vários momentos de descontração e gargalhadas.
O Papa disse a um dos jovens não ter “uma bola de cristal, como as bruxas, para adivinhar o futuro”, mas mostrou confiança nos mais novos.
"Os jovens não querem a guerra, querem a paz", realçou.
A rede global gratuita de ‘Scholas occurrentes’, que conta com o apoio do Vaticano, reúne alunos de qualquer religião e grau de ensino, de escolas públicas e privadas, procurando desafiar as instituições a “partilhar os seus projetos” e ajudar em particular as que têm menos recursos.
“A juventude precisa de comunicar, de mostrar e partilhar os seus valores”, afirmou o Papa.
A iniciativa partiu dos projetos promovidos pelo Papa Francisco quando era arcebispo de Buenos Aires, criando redes de ‘Escuela de Vecinos’ (Escola de Vizinhos) e ‘Escuelas Hermanas’ (Escolas Irmãs) na capital argentina.
A ideia, precisou o pontífice, é “continuar a comunicar entre si, partilhar experiências”, numa rede em que “ninguém manda, mas tudo funciona”, com “generosidade” e “respeito”, evitando “qualquer tipo de discriminação”
Francisco sublinhou a importância da “educação, do desporto e da cultura” na formação das novas gerações.
A plataforma ‘Scholas.social’ conta com o apoio de empresas como Google, Globant e Line 64 e é lançada inicialmente em inglês, italiano e espanhol.
O jornal do Vaticano assinala na sua edição de hoje que esta iniciativa "visa a criação de uma rede de escolas que por meio da arte, da tecnologia, especialmente online, e do desporto formem para os valores humanos sobretudo os mais desfavorecidos e desenvolvam uma cultura do encontro".
Até este momento, segundo o 'Osservatore Romano', aderiram 300 mil institutos espalhados por 30 países.
Cidade do Vaticano, 04 set 2014 (Ecclesia) - OC 

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: