quarta-feira, 13 de abril de 2022

Dia Mundial do Beijo

      O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não é exceção.
      Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. 
     O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou como mostra de amor e carinho por outra pessoa.

Benefícios do Beijo

Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.
  • Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. 
  • Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. 
  • Beijar promove o bem estar.

Significado dos Beijos

Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.

Beijos Famosos

  • O "Beijo" de Gustav Klimt
  • O "Beijo" de Rodin
  • O beijo de Judas
  • O beijo de "E Tudo o Vento Levou"
  • O beijo da "Bela Adormecida"
  • O beijo de "A Dama e o Vagabundo"
  • O beijo de "Titanic"                                                                                       Daqui

O beijo à volta do mundo

Argentina: Os sul-americanos são, no geral, mais descontraídos e íntimos mesmo com desconhecidos. Quando amigos ou família se encontram, é normal dar um beijo rápido na bochecha direita, muita vezes com abraço. Ao conhecer uma pessoas nova é normal dar dois beijos, principalmente entre mulheres. Os homens também abraçam e beijam os amigos no rosto.

Brasil: Os brasileiros são conhecidos pelo calor latino. Homens e mulheres ou mulheres entre si beijam-se quando se encontram. O número de beijos depende da região do país. Em Brasília, por exemplo, dois beijos é a norma. Mais para sul, em São Paulo, apenas um beijo é mais frequente. Mas, no geral, abraços, beijos e palmadas nas costas são sempre aceites.

Gronelândia: O kunik foi criado pelos esquimós e é aquilo a que os acidentais chamam de 'beijo à esquimó'. Esta forma de expressar afeto é comum entre membros da família e implica pressionar o nariz e lábio superior contra a bochecha ou testa, respirando de forma a sugar a pele. O cumprimento foi criado desta forma por esta zona do rosto ser a única parte visível quando está muito frio.

Índia: Todos as formas de contacto físico na Índia têm protocolos antigos. Entre vénias, apertos de mão e abraços, o beijo não tem lugar. Apenas as crianças podem ser beijadas em público.

China: Os asiáticos são, por norma, mais contidos nas expressões de afeto físicas. Por isso na China não é comum ver pessoas a beijar-se. Mesmo os amigos na maior parte das vezes só se cumprimentam com um olá ou um abraço.

Filipinas: Aqui só se beija o rosto de família ou amigos próximos. Também há o “beso-beso”, que é como dar dois beijos na bochecha mas no ar, sem realmente os rostos se tocarem.

Reino Unido: Como sabemos, os ingleses são conhecidos por alguma formalidade. Assim, um beijo no rosto fica reservado apenas para amigos. Quando conhece alguém novo o melhor é estender a mão.

Roménia: Na Roménia os abraços e beijos no rosto são frequentes entre homens e mulheres e mulheres e mulheres. Apenas os homens mais jovens e muito próximos costumam beijar-se no rosto ou então em dia de celebração. Os homens mais velhos beijam a mão das senhoras e, para mostrar respeito, geralmente dizem 'sarut mana' (beijar a sua mão).

Alemanha: Os alemães não são realmente beijoqueiros. Mesmo entre amigos, o abraço é mais comum. Quando há muita intimidade, geralmente dá-se apenas um beijo no lado esquerdo do rosto.

Holanda: O normal é cumprimentar as pessoas que conhece com três beijos, começando com o lado direito do rosto. Quando há muita familiaridade, pode passar a dar-se só para um beijo.

França: Dependendo da região de França em que se encontra, pode dar um beijo, dois três ou até cinco. Isto acontece em alguma zonas do norte do país. 

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: