domingo, 24 de abril de 2016

Visita virtual: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


A viagem virtual a Santa Clara-a-Velha consiste no desenvolvimento de um ambiente virtual 3D de todo o conjunto monástico de Santa Clara-a-Velha em Coimbra (Portugal). O ambiente virtual 3D permite múltiplas aplicações, de que a primeira foi a produção de um vídeo, em alta definição, que apresenta a evolução do conjunto monástico desde 1314 até ao tempo presente.
Conjuntamente com os especialistas de arqueologia e história de arte foi possível estabelecer um guião temporal para a elaboração do vídeo que permite aos visitantes do museu e mosteiro de Santa Clara-a-Velha, melhor entender a história a ele associada, sempre marcada pela proximidade do rio Mondego e as suas águas.
Este projeto teve como base um desenvolvimento pelo CCG, no final dos anos 90, focalizando no rigor das representações 3D e nos percursos definidos para cada fase do mosteiro, tendo em conta todo o conjunto de conhecimentos resultantes dos estudos arqueológicos entretanto efetuados. Utilizando novas tecnologias de modelação e animação 3D, a maqueta virtual foi enriquecida com geometria detalhada, texturas mais definidas e efeitos atmosféricos, permitindo assim uma representação com maior realismo sem perdas no rigor histórico e arqueológico.
O vídeo foi gerado a partir das sequências definidas para cada uma das fases propostas no guião, acompanhado de legendas para sua melhor perceção e interpretação.
De futuro, o ambiente virtual actual poderá ser enriquecido com personagens, ilustrando assim toda a vivência e costumes das clarissas que habitavam o mosteiro. Outros subprodutos podem ser criados a partir do ambiente virtual 3D, nomeadamente jogos ou conteúdos web, permitindo que a história do mosteiro de Santa Clara-a-Velha possa ser conhecida por um vasto número de pessoas em todo o mundo.                   Daqui

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: